Legislações e políticas de saúde na redução de vulnerabilidades e uso de drogas: Desafios a vencer

Aletheia 53 (2) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O uso de drogas é complexo e multicausal com impactos para as pessoas, famílias e sociedade. Este estudo investigou legislações, políticas públicas e estratégias, que possam diminuir vulnerabilidades e contribuir para os ODS. Foi realizado levantamento documental, em legislações e documentos, para análise da realidade social, a partir das experiências profissionais, e ainda levantamento bibliográfico, na BVS e LILACS, de 2016 a 2018. Observou-se que o Estado se mantém disciplinador e entre as políticas mais relevantes estão a Redução de Danos, os CAPS e o Consultório de Rua, marcadas pelo empirismo, obstáculos e desafios em relação à universalidade e equidade. Estratégias intersetoriais, podem ser utilizadas para se obter melhores condições de saúde e bem-estar, saneamento e água, educação, trabalho. A promoção da saúde corrobora na redução das vulnerabilidades e equidade, com maior sensibilização e qualificação dos profissionais das redes de atenção social, para acolher a população com competência e dignidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Promoção da Saúde ea Bioética da Proteção: os desafios à garantia do direito à saúde.M. Verdi, Cp Barchifontaine & Elcp Zoboli - 2007 - In Christian de Paul de Barchifontaine & Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli (eds.), Bioética, Vulnerabilidade E Saúde. Idéias & Letras. pp. 205--11.
Biopolítica, biopoder e políticas públicas de saúde.Fabrício Pontin - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (2):95-103.

Analytics

Added to PP
2023-09-15

Downloads
16 (#889,721)

6 months
12 (#203,198)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references