Algumas abordagens pragmatistas das instituições

Cognitio 24 (1):e64301 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

texto explora uma contribuição pragmatista à teoria e às ciências sociais. Seu tema é a relação entre procedimentos pragmatistas de pensamento e as maneiras com que manipulamos e lidamos com as instituições. O objetivo é organizar alguns pontos de vista pragmatistas sobre elas. O primeiro sugere uma adesão às instituições convencionais reconhecidas como o repertório exemplar de dispositivos de organização em uma sociedade livre e justa. Por trás disso, repousam as teses epistemológicas quanto ao caráter conservador de nossas crenças. A segunda abordagem pragmatista sugere uma ênfase na transgressão aos arranjos institucionais vigentes. De acordo com ela, qualquer apologia às instituições petrificadas é uma traição ao espírito humano, caracterizado pelos atributos como atividade, vitalidade e divindade. A terceira abordagem indica uma espécie de equilíbrio entre a mobilização individual e coletiva e o modo como as instituições funcionam. Seu foco é posto sobre a força política das sociedades para mudar conteúdos específicos das instituições existentes através de uma agenda de reconstrução de relações e fazeres.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Axel Honneth e a sua teoria plural da justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32882.
A embalagem pública do privado.Antonio Teixeira de Barros - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):737-759.
Axel Honneth e a virada afetiva na teoria crítica.Campello Filipe - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):104-126.
Quine y el pragmatismo clásico.Andrés Páez - 2010 - Discusiones Filosóficas 11:59-79.

Analytics

Added to PP
2023-12-05

Downloads
9 (#1,236,107)

6 months
9 (#295,942)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references