Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal dos trabalhadores permanecerem na fábrica do patrão tal como ocorria com os servos medievais, os quais eram obrigados a permanecer nas terras do senhor feudal. A compreensão desse processo foi e tem sido fundamental para os diversos ativismos políticos existentes. Nesse sentido, este artigo visa analisar três perspectivas acerca deste período de transição e de surgimento do capitalismo, três obras relevantes para a história do capitalismo, a saber: O Capital, de Karl Marx (em particular, o seu Capítulo 24 – “A assim chamada acumulação primitiva”), A Ética Protestante e o “Espírito” do Capitalismo, de Max Weber, e Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici. O artigo irá se dividir em cinco partes: uma breve introdução, sobre a relação entre o ativismo político e a compreensão histórica do capitalismo, três partes dedicadas à exposição pormenorizada das teses que estruturam os textos de cada um dos autores supracitados, discorrendo acerca das suas visões concernentes à questão do surgimento e do desenvolvimento do capitalismo e, por fim, uma parte conclusiva, relacionando e contrapondo mais diretamente estes posicionamentos e reflexões, que não são totalmente coerentes entre si.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Expropriação dos expropriadores.Jacob Blumenfeld - 2023 - Germinal: Marxismo e Educação Em Debate 15 (2):390-406.
Ascèse et sociabilité. Les conduites alimentaires des moines d'Egypte au IVe siècle.F. Thelamon - 1992 - Revue d' Etudes Augustiniennes Et Patristiques 38 (2):295-322.
Dentro e fora.Daniela Roseli Amorim - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):718-728.
Razões para o utilitarismo: uma avaliação comparativa de pontos de vista éticos.Cláudio Costa - 2002 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 1 (2):155-174.
O tempo E a(s) memória.Elizabeth Wendhausen Rochadel Torresini - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):349-354.
Chateaubriand on the nature of language.Frank Sautter - 2008 - Manuscrito 31 (1):121-130.
Corpos. Uma anatomia política na Idade da Biotécnica.Rossano Pecoraro - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):529.

Analytics

Added to PP
2023-12-28

Downloads
7 (#1,390,290)

6 months
7 (#436,298)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references