O Estado em Schopenhauer e o reino dos fins kantiano

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Expomos o conceito kantiano de reino dos fins como um ideal prático que estabelece um horizonte a ser buscado. Este conceito seria um ponto de referência que podemos nos utilizar para nos adequarmos e, pouco a pouco, através de uma ligação sistemática entre seres racionais, comparar ao progresso que fizemos nas tentativas consecutivas de implementá-lo no cotidiano societário. O horizonte apontado pelo conceito possui como motor e chave para sua realização a boa vontade dos indivíduos, que determinada pela razão será traduzida em leis comuns e universais, asseguradas pelo Estado, para superar a contingência da subjetividade. Já em Schopenhauer, vemos que a vontade livre e eterna não pode ser modificada e tampouco transformada por meio de influências externas. A vontade, aqui, expõe uma autoafirmação que pode negar a que se apresenta no outro, e isto lhe ser conveniente, o que caracteriza a injustiça. Todavia, a razão é capaz de fazer um sopeso e reconhecer que isto é um gozo muito restrito diante da dor que teria ao sofrer uma injustiça. Nesse processo, vai-se paulatinamente abandonando o egoísta ponto de vista particular e adquirindo o ponto de vista de um egoísmo universal, comum, de onde emergirá o Estado para Schopenhauer. Será a partir da exposição desses conceitos nos dois autores que, então, iremos apontar algumas conclusões de suas diferenças e semelhanças.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Comunità e Sentimento di Amicizia nell’Etica Kantiana.Marina Savi - 2004 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 12 (23):3-26.
Habermas en el 'Reino de los fines' (Variaciones sobre un tema kantiano).Javier Muguerza Carpintier - 2010 - Telos: Revista Iberoamericana de Estudios Utilitaristas 17 (2):55-89.
El Estado, el derecho y la ética enSchopenhauer.Francisco Cortés Rodas - 2001 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 24:79-96.
¿Lo mío y lo tuyo? El estado kantiano.Robert B. Pippin - 2017 - Anuario Filosófico 50 (1):135-170.

Analytics

Added to PP
2023-12-28

Downloads
1 (#1,902,993)

6 months
1 (#1,475,085)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references