A literatura como marca da expressão filosófica brasileira

Perspectivas 6 (2):443-457 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nosso propósito é utilizar a figura do literato-filósofo cunhada por Margutti para a compreensão do específico da filosofia brasileira, cujo caso-exemplo tomado por nós no presente artigo é Machado de Assis. Para tanto, o trabalho será dividido em três momentos. No primeiro faremos a apresentação de outras formas de expressão filosófica que não a forma tradicional de sistema, estabelecendo assim uma primeira relação entre filosofia e literatura. O segundo consiste na caracterização geral da filosofia brasileira tendo por premissa a apresentação contida no momento inicial. Destacamos três elementos que serão apresentados para caracterizar a filosofia brasileira: o procedimento do caminho inverso, a dependência das características culturais dos povos ibéricos e o uso do paralelo. A partir desses elementos será possível introduzir na discussão a figura do literato-filósofo. Finalizamos então com a discussão se existe ou não uma filosofia em Machado de Assis, consoante com o exposto nas etapas anteriores. Para tanto, sintetizamos duas leituras de Machado como um autor em que não há uma densidade propriamente filosófica, a de Benedito Nunes e a de Miguel Reale, para em seguida contrapormos duas leituras opostas, em que o veio filosófico do Bruxo do Cosme Velho corre mais vigoroso: as de Maia Neto e Margutti.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,707

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A dimensão filosófica da literatura de fronteira em Aldyr Schlee.J. Forneck - 2019 - Anais da XIX Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS.
La filosofía como literatura y la literatura como filosofía en lengua española.Ilia Galán - 2007 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 11:91-99.
Clarice Como Uma Experiência Filosófica.Maria dos Remédios de Brito & Dhemersson Warly Santos Costa - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):17.
O mau selvagem: o nativo ameríndio como elemento de subversão filosófica.Gustavo Henrique Fontes - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (2):163-189.
Atividade pedagógica e o "Tractatus": estoicismo, literatura e responsabilidade moral.Janyne Sattler - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):93-118.

Analytics

Added to PP
2023-06-01

Downloads
4 (#1,637,189)

6 months
2 (#1,243,547)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references