A Superexploração Do Trabalho: Uma Perspectiva da Precariedade e da Condição Proletária a Partir da Teoria da Dependência

Astrolabio: Nueva Época 23:1-26 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo analisa a questão da crescente precariedade no mundo do trabalho à luz das teses do brasileiro Ruy Mauro Marini e do conceito de superexploração do trabalho, formulado por esse autor no âmbito de uma teoria marxista da dependência, a princípio, para designar regime específico das formações sociais latino-americanas. Nesse sentido, em um primeiro momento, analisamos algumas tendências mundiais em curso no mundo do trabalho e, em seguida, os processos de transformação nos regimes de superexploração do trabalho nos países dependentes e sua atual apresentação fenomênica nos países capitalistas centrais. Ao fim, analisamos a vigência e a centralidade dessa categoria, assim como suas implicações para o devido entendimento da política e das novas morfologias da classe trabalhadora na América Latina e no mundo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,654

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Breve Introdução à Leitura Arendtiana do Conceito de Trabalho em Marx.José João Neves Barbosa Vicente - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):131-142.
A Experiência Consciente Enquanto Produto da Memória.Glaupy Fontana Ribas - 2018 - In Felipe Rocha L. Santos, José Leonardo Ruivo & Waldomiro José da Silva Filho (eds.), Anais da v Conferência da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. Pelotas: Editora UFPEL. pp. 188-194.

Analytics

Added to PP
2022-05-02

Downloads
11 (#1,155,335)

6 months
6 (#566,625)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references