Apontamentos sobre montagem e teoria crítica em Walter Benjamin

Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):13-24 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo pretende esboçar alguns apontamentos sobre o conceito de montagem nos escritos de Walter Benjamin e a relação desse conceito com a teoria crítica benjaminiana. Em fragmentos metodológicos ligados ao projeto de um livro sobre Charles Baudelaire, que só vieram a público no fim dos anos 1960, encontra-se um dos raros registros da expressão “teoria crítica” (kritische Theorie). Ela é utilizada por Benjamin para caracterizar sua autocompreensão teórico-metodológica, numa vinculação direta dessa expressão a procedimentos de enquadramento e montagem associados à objetiva fotográfica ou fílmica. Sustentar o nexo explicitado nas notas metodológicas entre teoria crítica – na acepção benjaminiana dessa prática teórica – e montagem impõe algumas questões. Primeiro, é preciso saber o que vem a ser, para Benjamin, a montagem. Sobretudo nos anos 1930, o desenvolvimento dessa noção é prismado em diversos objetos, em ensaios sobre o cinema, o teatro épico de Brecht, as vanguardas dadá e surrealista, a literatura de Alfred Döblin e a historiografia materialista. Além disso, é preciso indicar em que sentido o procedimento oriundo das artes e dos novos aparelhos de reprodução técnica pode contribuir para a teoria. Benjamin não considera a montagem apenas do ponto de vista procedimental, mas enfatiza, por exemplo, a função pedagógica e o ganho cognitivo propiciados através de experimentos teatrais. Igualmente, Benjamin chama atenção para a possibilidade de expansão da percepção, propiciado pela técnica cinematográfica por meio do desrecalque do inconsciente ótico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La redención del pasado. Sobre un motivo central del pensamiento de Walter Benjamin.José Luis Delgado - 2016 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 33 (1):227-252.
Benjamín y Baudelaire: tiempo, correspondencias, ALEGORIA.Patricia Trujillo - 2016 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 24:90-103.
O ideal de Baudelaire por Walter Benjamin.Luciano Ferreira Gatti - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):127-142.
Karl Kraus, Walter Benjamin Y la crítica.Ronald Zuleyman Rico Sandoval - 2021 - Universitas Philosophica 38 (76):91-112.

Analytics

Added to PP
2023-07-08

Downloads
9 (#1,256,001)

6 months
7 (#433,721)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references