Sociabilidade literária e discurso humanitarista de António Ribeiro dos Santos

Cultura:45-61 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo centra-se na memória de António Ribeiro dos Santos e nas redes de sociabilidade do primeiro bibliotecário-mor da Real Biblioteca Pública da Corte. Na correspondência que mantém com outros sábios e eruditos, as regras de civilidade conjugam-se com o estilo de vida do académico e do bibliotecário. As redes de sociabilidade literária em que Ribeiro dos Santos se integra são nacionais e internacionais e não excluem a participação de mulheres cultas e eruditas. Relacionando alguns tópicos do debate de ideais que Ribeiro dos Santos sustenta, em privado e em público, salientamos o carácter pioneiro das suas reflexões sobre a moderação de penas judiciais e a abolição parcial da pena de morte em Portugal. Esta questão, sendo indissociável das grandes mudanças culturais trazidas pelo século das Luzes, permite compatibilizar o legado do utilitarismo jurídico moderno com o racionalismo humanista católico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Substâncias e Homeomerias em Aristóteles.António Pedro Mesquita - 2013 - In Adriana Serrão, Carla Simões, Elisabete M. Sousa, Filipa Afonso, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Calafate & Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (eds.), Poética da Razão. Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos. Lisboa, Portugal: pp. 281-290.
Linguagem, Retorica e Filosofia no Renascimento, Leonel Ribeiro dos Santos. [REVIEW]António Rocha Martins - 2004 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 12 (24):217-223.
Sociabilidade e direito no liberalismo nascente.Isabel de Assis Ribeiro de Oliveira - 2000 - Lua Nova: Revista de Cultura e Política 50 (50).

Analytics

Added to PP
2023-06-13

Downloads
9 (#1,256,001)

6 months
7 (#433,721)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references