Em defesa da morosidade: a ideia de romance em Ortega y Gasset

Hybris, Revista de Filosofí­A 8 (S1):175-205 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em Meditaciones del Quijote e Ideias sobre la novela o filósofo espanhol José Ortega y Gasset passa dos campos da filosofia à teoria literária, chegando até mesmo à técnica da ficção. Tal perspectiva pode ser útil para um diálogo mais amplo entre os campos da filosofia e da escrita criativa. O artigo estabelece elementos para uma possível “arte do romance” a partir dessas obras de Ortega y Gasset. O autor espanhol considerava que o romance evoluiu enormemente com a obra de Miguel de Cervantes, passando a ser um “gênero moroso”, de atmosfera, ao contrário das narrativas tradicionais, da épica e dos romances de aventura focados na ação e nas peripécias mais que na “psicologia imaginária” dos personagens. O filósofo critica o que considerava ser o vício das narrativas antigas na “droga da imaginação”, ou elementos de fuga da realidade. O artigo aborda contribuições orteguianas para a arte do romance, concluindo com o que poderia ser uma linha crítica a alguns dos mais utilizados manuais de roteiro e escrita criativa atuais, geradores dos mesmos elementos outrora combatidos pelo filósofo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,590

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Em defesa da morosidade.Jéferson Assumção - 2017 - Hybris, Revista de Filosofí­A 8:175-205.
Ortega Y gasset E a tradição filosófica.José Maurício De Carvalho - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):175-203.
Ortega y Gasset nos revela o segredo: em torno da mudança em liberdade.Raúl Enrique Rojo - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):189-204.

Analytics

Added to PP
2018-11-10

Downloads
1 (#1,722,932)

6 months
1 (#1,912,481)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references