Um estudo do conhecimento não proposicional no contexto da teoria da cognição incorporada e situada

Manuscrito 29 (2):729-751 (2006)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho tem por objetivo investigar a concepção de fer-ramenta cognitiva no contexto da teoria da cognição incorporada e si-tuada . Para isso, partimos das noções de ferramenta e de tecnologia cognitivas propostas, respectivamente, por Dennett e Dascal , através das quais situam a linguagem no contexto evolu-cionário, ressaltando o seu caráter pragmático. Argumentamos que a concepção de ferramenta cognitiva, que para esses autores está inserida num contexto teórico que privilegia o conhecimento proposicional, pode ser ampliada de modo a abarcar o conhecimento não proposicional. Em seguida, com o propósito de ressaltar a relevância do conhecimento não proposicional, apresentamos algumas teses relativas à natureza dos pro-cessos cognitivos que são postuladas pela CIS e pela Epistemologia Ecológica . Tais teses ressaltam que a compreen-são do comportamento inteligente necessita considerar fatores presentes na complexa dinâmica da interação organismo/meio ambiente. Argu-mentamos, ainda que, graças às teses da CIS e da EE conseguiremos entender alguns fenômenos relacionados à aquisição do conhecimento, es-pecialmente em situações nas quais parece se instaurar uma dicotomia entre significado e ação

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O problema da objetividade.Donald Davidson - 2013 - Skepsis: A Journal for Philosophy and Interdisciplinary Research 6 (9):141-159.
Existe uma Resposta Ockhamiana ao Ceticismo?Ernesto Perini-Santos - 2005 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 15 (2).
Plotino e o ceticismo.Mauricio Marsola - 2007 - Dois Pontos 4 (2).

Analytics

Added to PP
2013-04-12

Downloads
20 (#793,209)

6 months
6 (#587,658)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references