Em favor de uma definição normativa de laicidade: uma resposta a Marcelo Camurça

Horizonte 16 (50):919-929 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este texto é uma resposta ao artigo A questão da laicidade no Brasil: mosaico de configurações e arena de controvérsias, publicado no dossiê Religião, Direitos Humanos e Direitos da Natureza na Revista Horizonte, em 2017. Abordarei alguns pontos que estruturam a composição do artigo e que considero problemáticos, uma vez que fazem um recorte arbitrário da discussão teórica sobre do conceito de laicidade. Para o autor, inexiste uma definição normativa pré-existente do que seja a laicidade. Com base em uma breve revisão bibliográfica sobre o tema e analisando a ordem de sustentação dos argumentos levantados pelo autor, mostrarei que a noção de laicidade normativa não é somente possível, como também existente e que não levar isso em consideração implica na negação de outras perspectivas de trabalho sobre a temática. Nesse sentido, defendo que tal lacuna compromete a noção de mosaico religioso que é proposta no artigo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,891

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ensino Religioso Para a Autonomia: Notas Sobre Religiosidade, Educação e Diversidade.Elisa Rodrigues & Giovanna Sarto - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:27-46.
A negação do número 2 em Grundgesetze e § 46 de Grundlagen: Resposta a Pedro Barbalho.Dirk Greimann - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (2):369-372.
Kierkegaard e a prioridade do existente pessoal.Paulo Barroso - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):77.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
7 (#1,405,108)

6 months
7 (#592,600)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references