Herbert Marcuse e a teoria crítica: Para além da perspectiva normativa da escola de Frankfurt

Revista Dialectus 14 (1) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nosso ensaio procura compreender o sentido atual da Teoria Crítica de Herbert Marcuse. De início, fazemos a contraposição de Marcuse à versão mais contemporânea da Teoria Crítica, representada pela perspectiva normativa de Jürgen Habermas e Axel Honneth. Notamos, em seguida, a insuficiência deste modelo crítico diante dos desafios contemporâneos, conforme a crítica de John Abromeit e Amy Allen. Ambos apresentam os limites da segunda geração para compreender o avanço do pensamento conservador. Recuperamos aqui as reflexões de Marcuse sobre os limites da democracia burguesa nos anos 1970. Este será o mote para pensarmos uma perspectiva de Teoria Crítica diversa da normatividade. A experiência crítica de Marcuse é marcada pelo contorno dos acontecimentos e dos corpos, o conteúdo material das questões morais – elementos centrais para o embate contra a cultura do medo que alimenta o autoritarismo nas vias democráticas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,642

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Recepção de Freud na filosofia de Herbert Marcuse.Rafael Cordeiro Silva - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
O totalitarismo e a reificação das consciências.Guillermo Ávila Gonçalves - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (63):9-32.

Analytics

Added to PP
2019-10-12

Downloads
5 (#1,562,871)

6 months
16 (#172,419)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Silvio Ricardo Carneiro
Universidade de São Paulo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references