A Reificação da Cultura: Uma Análise Do Programa de Educação Patrimonial Do Trem da Vale Sob a Ótica da Indústria Cultural

Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:71-84 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A mineradora Vale S.A., ativamente atuante na região de Mariana e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, idealizou um projeto direcionado à Educação Patrimonial que durante 8 anos foi considerado como um dos principais projetos com viés cultural da região. Neste contexto, considerando que a Educação Patrimonial é de extrema importância para a formação da identidade cultural e social do indivíduo autônomo, objetiva-se analisar, sob a perspectiva crítica, as inter-relações entre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale com o conceito que carrega a Indústria Cultural, conforme cunhado pelos teóricos críticos Theodor Adorno e Horkheimer no livro “Dialética do Esclarecimento” (1985). Para tanto, para a realização da análise empírica utilizou-se como categoria de sentido a tese de Francisco Rüdiger (2004) sobre os esquematismos interpretativos comumente presentes nas práticas da Indústria Cultural.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,829

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Concepção de Educação Emancipatória de Theodor W. Adorno.Roselaine Ripa - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 10:3-14.

Analytics

Added to PP
2023-11-09

Downloads
9 (#1,252,744)

6 months
9 (#307,343)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references