O sentido histórico da formação de colônias europeias no Paraná: o exemplo de Superagui

Dialogos 22 (3):186 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A formação de colônias de estrangeiros no Paraná, durante o século XIX, foi explicada pela historiografia local em virtude da necessidade de formação de uma agricultura de abastecimento e de uma suposta carestia de gêneros alimentícios. Para embasar tal linha argumentativa, utilizou-se a manifestação de um empresário colonizador: o suíço Carlos Perret Gentil, fundador da Colônia do Superagui. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre suas ideias a respeito de colonização europeia e agricultura no Paraná dos oitocentos e a posterior apropriação de tais relatos pela historiografia paranaense, para explicação e formação de sentido histórico dos acontecimentos narrados.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,590

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Formação Ética no contexto filosófico da Educação Básica.Sandro Luiz Charnoski - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
FORMAÇÃO: uma responsabilidade social.Marina Patrício de Arruda - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):49-52.
Estudos Clássicos IV: Percursos.Gabriele Cornelli & Luciano Coutinho - 2018 - Coimbra, Portugal: Coimbra University Press.
Ensaio Sobre o Estrangeirismo Referencial.Elvis Rezende Messias - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:50-64.

Analytics

Added to PP
2019-06-06

Downloads
10 (#395,257)

6 months
1 (#1,912,481)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references