A seleção genética de Embriões deve ser proibida por ofender os portadores de deficiência?/Should Genetic selection be prohibited because it offends people with disabilities?

Pensando - Revista de Filosofia 3 (5):100 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A seleção genética de embriões humanos algumas vezes é criticada porque se considera que de alguma maneira ela possa prejudicar os portadores de deficiências que já existem. O artigo defende que essa crítica é injustificada. A primeira seção apresenta as questões morais colocadas pelos portadores de deficiências. Em seguida, são apresentados os três argumentos contra a seleção de embriões baseados nos direitos dos portadores de deficiências – o Argumento do Apoio Social, o Argumento da Diversidade e o Argumento da Ofensa. Dentre eles, o terceiro foi considerado o mais consiste e, por isso, a terceira seção é dedicada a sua análise, cuja conclusão é de que a seleção de embriões é consistente com o respeito aos direitos dos portadores de deficiências.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,672

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O argumento do valor intrínseco da vida humana contra a morte de embriões humanos.Lincoln Frias - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (3):239-259.
A ética do uso E da seleção de embriões.Decio Krause & Pedro Merlussi - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (1):219-232.
Ética e genética: a moral da medicina genética corretiva.Lincoln Frias - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):99-117.
Identidade genética no debate sobre o estatuto de fetos e embriões.Naara Luna - 2012 - In Ricardo Ventura Santos, Sahra Gibbon & Jane Felipe Beltrão (eds.), Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
Embriões e células - Troncoembrionárias têm direito à vida?Marco Antônio Oliveira de Azevedo - 2005 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 4 (3):301-306.
O que há de realmente atemorizador nos cenários tipo-Gattaca?Marco Antonio Azevedo & Marcos Rolim - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36605.
Uma questão metodológica: o interesse cognitivo em Max Weber.Henrique F. F. Custódio - 2009 - Revista Eletrônica Do Instituto de Humanidades 8 (XXX):95-104.

Analytics

Added to PP
2021-05-13

Downloads
7 (#1,381,358)

6 months
5 (#625,196)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Telma De Birchal
Universidade Federal de Minas Gerais
Lincoln Frias
Universidade Federal de Alfenas

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references