Travessias de uma pesquisa: mapeando algumas ferramentas metodológicas da análise do discurso em Michel Foucault [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):300-319 (2017)

Abstract
O presente trabalho trata-se de uma discussão sobre algumas ferramentas da análise do discurso de Michel Foucault. Tal estudo se deu a partir de uma tese de doutorado que analisou o modo pelo qual a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo da Educação Ambiental no século XXI. As análises situam-se a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até a atualidade. Evidencia-se uma determinada constituição discursiva de Educação Ambiental na revista, porém esta funciona em relação a outras práticas contemporâneas. Compreende-se que o dispositivo em estudo não se fabrica apenas nos ditos da revista, mas ela é uma das formas de potencializá-lo, tornando-o visível e enunciável na atualidade. Porém, outros elementos a auxiliam e atualizam tal dispositivo, há uma rede discursiva em torno da EA muito potente e heterogênea Assim, trabalha-se com ferramentas analíticas que fortalecem o trabalho: enunciação, enunciado, discurso, dispositivo, relações de poder e modos de subjetivação. Esta empreitada de estudos alinha-se aos autores da perspectiva Pós-estruturalista e dos Estudos Culturais. O estudo tornou possível entender que há uma constituição de determinado domínio de saber, colocado em funcionamento a partir de relações de poder, que subjetivam os sujeitos a certas práticas ambientalmente “necessárias”. Nesse sentido, os ditos em torno da questão ambiental se pautam em emblemas muito caros aos pesquisadores da EA, isso porque, parece, muitas vezes, que lhes é repassada a tarefa de encontrar o caminho certo para fazer uma adequada Educação Ambiental. Na contramão de tais emblemas, o movimento do trabalho em questão é o de colocar-se a pensar de que modo a EA foi se conjecturando e funcionando como um dispositivo potente neste século. Palavras-chave: Educação Ambiental. Ferramentas Analíticas. Michel Foucault.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 47,201
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

A Genealogia Da Ética De Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2013 - Educação E Filosofia 27 (53).
Considerações sobre a crítica de Rorty a Foucault.Thiago Rêgo Alves - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):62-71.
Platão, a Educação E o Cuidado de Si a Recepção de Foucault.Jayme Paviani - 2010 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 24:37-51.

Analytics

Added to PP index
2017-06-26

Total views
11 ( #738,131 of 2,289,674 )

Recent downloads (6 months)
1 ( #839,123 of 2,289,674 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes

Sign in to use this feature