A pandemia de 2020: prelúdio de um neoliberalismo renovado?

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e38 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo aborda, a partir de uma perspectiva filosófica, a relação entre a pandemia gerada pela Covid-19 e a produção de subjetividades em um contexto global de neoliberalismo. O alastramento do coronavírus mundialmente, e a incapacidade dos sistemas de saúde em diversos países em atender a todos que necessitam, suscitou interpretações em que a presente crise de saúde mundial representaria um golpe fatal contra o modelo neoliberal vigente, de modo que tal episódio poderia significar um indício de enfraquecimento do capitalismo. Com base nos estudos sobre a governamentalidade neoliberal e a formação do saber médico realizados por Michel Foucault, pretende-se sustentar a hipótese de que, em verdade, a atual pandemia pode representar o surgimento de um neoliberalismo revigorado. Uma governamentalidade produtora de sujeitos docilizados, ao mesmo tempo, para a aceitação de mudanças bruscas em suas condições de vida e para a busca da produtividade sob a forma do empreendedor de si.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,774

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Contaminação do mundo da vida: que filosofia surge de um espirro?Eduardo De Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e37.
Pandemia e o colapso do neoliberalismo.Loiane Prado Verbicaro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e3.
Pandemia, distopia e sociedade de controle.Rodrigo Barbosa Lopes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e43.

Analytics

Added to PP
2020-07-14

Downloads
37 (#118,170)

6 months
6 (#1,472,471)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references