Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo

Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada pela pluralidade cultural e religiosa, exige o exercício hermenêutico ininterrupto das mensagens religiosas. Nesse sentido, cabe também explicitar a relação entre secularização, kénosis e caritas como conceitos fundamentais para a compreensão da experiência religiosa para além do pensamento metafísico. Palavras-chave: Cristianismo não religioso. Kénosis. Caritas. Secularização. Vattimo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
Vattimo, kenosis and St Paul.Matthew Edward Harris - 2014 - International Journal of Philosophy and Theology 75 (4):288-305.
Nihilismo y Encarnación en la Hermeneútica de Gianni Váttimo.Mónica N. Giardina - 1998 - The Paideia Archive: Twentieth World Congress of Philosophy 31:11-17.
CÁRITAS E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA uma retomada histórica.Telmo Adams - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):65-70.

Analytics

Added to PP
2021-12-06

Downloads
11 (#1,136,567)

6 months
5 (#637,009)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references