Esfera pública, cidadania multicultural e formação crítica em jurgen Habermas

Logeion Filosofia da Informação 9:4-17 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A temática que envolve este trabalho é de grande complexidade pelas relações imbricadas no mesmo. Penso que a questão da Esfera Pública numa ótica habermasiana se assinala a partir de algumas notas características. Primeira, deve-se realçar o aspecto Multicultural da cidadania, aspecto que recebe especial signifi cado na compreensão habermasiana, pois, insere-se na dimensão de Esfera Pública, algo fundamental na compreensão habermasiana. A segunda está contida na dimensão formativa da obra habermasiana que nos leva a compreender a Interculturalidade a partir da dimensão de Estado Pós- Nacional e suas implicações éticas e educativas no que toca à dimensão da aprendizagem social. A terceira envolve a temática em geral, pois nos apresenta a cidadania como um espaço de construção numa sociedade democrática, tarefa explícita da cidade educadora. De fato, este pensamento nos remete ao princípio da fi losofi a habermasiana que é a postulação de uma ação comunicativa como via de regra para o estabelecimento de uma sociedade esclarecida e emancipada.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Esfera pública, mídia E cidadania.Antonio Teixeira de Barros - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):87-111.
A Religião E A Esfera Pública - Religion and Public Sphere.Julio Paulo T. Zabatiero - 2008 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 12:139-159.
Habermas Leitor de Rousseau.Ricardo Monteagudo - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):195-204.

Analytics

Added to PP
2023-07-31

Downloads
2 (#1,793,260)

6 months
1 (#1,498,742)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references