Māyā: apropriação e influência

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):34 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esse artigo analisa a apropriação e a influência do conceito Māyā na filosofia de Schopenhauer durante o período de gênese de sua filosofia. Diferente das análises meramente comparativas, nosso foco é apresentar uma pesquisa histórico-filosófica a partir dos Manuscritos Juvenis e d’O Mundo como Vontade e como Representação, assim como, delimitar a “Índia schopenhaueriana” a partir das obras consultadas pelo filósofo durante o referido período: Oupnek’hat, Asiatisches Magazin, Mythologie des Indous e Asiatick Researches. Nosso objetivo é demonstrar, cronologicamente, como Schopenhauer se apropriou do conceito Māyā, utilizando-o com sentidos e formas diferentes até consolidar o seu uso com a ideia de ilusão e influenciar sua teoria da Representação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,642

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Morte, Ideia e Indestrutibilidade Do Nosso Ser Em Schopenhauer.Camila Gomes Weber & José Fernandes Weber - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):89-109.
A noção de extinção na filosofia de Schopenhauer.Pedro Damasceno Uchôas - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e4.
Justiça e Direito em Arthur Schopenhauer.Bruna Lourenço dos Santos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
A compreensão schopenhaueriana do caráter de indivíduo.Camila Gomes Weber - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85191.

Analytics

Added to PP
2019-09-06

Downloads
5 (#847,061)

6 months
12 (#1,086,452)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references