O método científico moderno como preconceito na fenomenologia de Husserl

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo gostaríamos de mostrar como a relação de Heidegger com a ciência e com a modernidade se dá num momento imediatamente anterior a Ser e Tempo. Para tal, faremos uma análise do texto elaborado a partir do curso, de 1924, Introdução à Investigação fenomenológica. Nesse texto o autor afirma que o que ali se prepara é um confronto com a fenomenologia atual, leia-se: husserliana. Esse confronto se estrutura a partir da crítica feita por Heidegger ao artigo A Filosofia como Ciência de Rigor, de Edmund Husserl. Nele Heidegger acredita ter encontrado um preconceito que se interporia entre as coisas elas mesmas e o ente que nós somos e, pela falta de crítica desse preconceito, a fenomenologia de seu mestre se manteria ainda não-fenomenológica de fato. Tal preconceito seria justamente a necessária busca por segurança por meio de um método prévio à investigação da fenomenologia; tal necessidade, por sua vez, seria advinda da tradição moderna cartesiana na qual Husserl se manteria, o que não permitiria, segundo Heidegger, que sua filosofia pudesse se tornar, de fato, fundamental, como se arrogava.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 94,070

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Yvonne Picard e a fenomenologia entre Husserl e Heidegger.Fabio Caprio Leite de Castro - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):779-797.
Yvonne Picard e a fenomenologia entre Husserl e Heidegger.Fabio Caprio Leite de Castro - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):779-797.

Analytics

Added to PP
2023-12-28

Downloads
1 (#1,919,687)

6 months
1 (#1,723,673)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references