Neoliberalismo e sociedade judiciária em Foucault

Philósophos - Revista de Filosofia 26 (1) (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo reconstrói a análise genealógica de Foucault acerca do neoliberalismo alemão ou ordoliberalismo, para em seguida abordar o problema da relação entre neoliberalismo e sociedade judiciária na contemporaneidade. Na sociedade neoliberal, a promoção da concorrência entre as empresas, inevitavelmente, acarreta conflitos que, em muitos casos, convertem-se em demandas judiciais. Ocorre que a concepção de que os conflitos não devem ser erradicados, mas geridos, reconvertidos em relações de concorrência e devolvidos ao mercado, tem se generalizado entre os operadores do direito. Foucault mostra que se estabelece um círculo vicioso aí: mais concorrência implica mais processos, que implicam mais concorrência, e assim por diante. A sociedade empresarial e a sociedade judiciária são os dois lados de uma mesma moeda. Daí a necessidade de se analisar tanto a judicialização da política quanto a politização do judiciário à luz da crítica genealógica ao neoliberalismo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Modernidade e cidadania nas relações estado e sociedade.Roberto A. Algarte - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):141-162.
O homem natural como fundamento do estado em Rousseau.Maykon Cristiano Jorge - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (1):112-128.

Analytics

Added to PP
2022-04-08

Downloads
7 (#1,413,139)

6 months
3 (#1,046,015)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Thiago Silva
Universidade Estadual Do Ceará

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references