A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica

Discurso 28:7-60 (1997)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A idéia da “universalidade da ciência” é objeto, nos debates atuais, de posições muito opostas, que dependem de o ponto de vista ser o de uma “ciência ideal” ou aquele da “produção social das ciências”. No primeiro caso, a ciência é concebida como o “núcleo duro” de suas proposições e de seus resultados na época considerada, e sua suposta universalidade igno­ra os fatores que tornam relativos seus conteúdos de conhecimento e que podem ser tanto de natureza conceitual como social. Inversamente, uma atenção exclusiva com os aspectos so­ciais da produção dos conhecimentos científicos ignora o caráter objetivo daqueles conteúdos de conhecimento, que tanto tratam dos objetos do pensamento, como aqueles da matemática, quanto dos fenômenos do mundo real, sejam psicobiológicos, sejam humanos e sociais. Essas duas posições extremas, caricaturais e, entretanto, freqüentemente encontradas ilustram a ausência ou o desconhecimento de análises interdisciplinares entre a filosofia, a ciência e a história da ciência. Consideraremos inicialmente alguns elementos das críticas que são feitas à universalidade da ciência, tal como a entendemos hoje, e que provêm da filosofia do conhecimento, sociologia do conhecimento, história da ciência, história e antropologia. Tentaremos, então, estabelecer o problema da universalidade da ciência como uma idéia filosófica intimamente vinculada à ciência e à filosofia, desde sua gênese. Através das diferentes etapas da história do pensamento, confrontaremos o enunciado filosófico da universalidade da ciência com a realidade histórica da produção, difusão e assimilação ou apropriação do conhecimento científico concebido segundo suas diferentes dimensões, incluindo suas aplicações e suas ligações com a técnica e a tecnologia

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 99,362

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ideia, História e Sistema em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (2).
Temporalidade e historicidade em Ilya Prigogine.Rodrigo Carvalho - 2016 - Goiânia, GO, Brasil: Editora UFG.
Filosofia da Ciência e Filosofia da Ciência do Direito.Henrique Napoleão Alves - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33607.
Filosofia Perene Tomista e Sua Vitalidade.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):45-65.

Analytics

Added to PP
2013-11-01

Downloads
43 (#419,138)

6 months
12 (#221,743)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

Natural Kinds as Scientific Models.Luiz Henrique Dutra - 2011 - Boston Studies in the Philosophy of Science 290:141-150.

Add more citations

References found in this work

Theory of knowledge: the 1913 manuscript.Bertrand Russell - 1984 - New York: Routledge. Edited by Elizabeth Ramsden Eames & Kenneth Blackwell.

Add more references