In Marinyze Prates de Oliveira & Jonathan Warren (eds.), Miradas sobre o Brasil: cultura, arte e poder. Editora da Universidade Federal da Bahia. pp. 13-33 (2016)

Authors
Meg Stalcup
University of Ottawa
Abstract
Neste capítulo, analisa-se a documentação visual dos protestos de 2013, contrastando a cobertura da grande mídia em São Paulo e Rio de Janeiro com a de ativistas usando as tecnologias de nova mídia. Os temas centrais são a forma como o exercício do poder político é mediado através de novas tecnologias de mídia e a racionalidade política que anima os ativistas. Dito de outro modo, pergunta-se: por que os atores criaram imagens da forma que o fizeram e que objetivos políticos estavam em jogo? No que se segue, consideram-se principalmente as utilizações de filmagens feitas à mão com telefone celular, a difusão de tais imagens pelas redes sociais (mídia social) e a interação entre os ativistas e os governos municipais. Sugere-se que as novas tecnologias de mídia, através da qual a linguagem visual dos ativistas foi criada, eram postas a serviço de um tipo de política radical, no sentido de almejar algo diferente na raiz. Em vez de um modo de ação política com objetivos governamentais definitivos, os ativistas re-mediaram novas tecnologias de mídia como um tipo de equipamento que poderia gerar novas relações e subjetividades e, assim, acesso a um futuro intencionalmente indeterminado.
Keywords estética política  novas mídias  Brasil
Categories (categorize this paper)
Buy the book Find it on Amazon.com
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy

 PhilArchive page | Other versions
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

Truth and Power (1977).Michel Foucault - 2007 - In Craig J. Calhoun (ed.), Contemporary Sociological Theory. Blackwell. pp. 201--208.
The New Visibility.John B. Thompson - 2005 - Theory, Culture and Society 22 (6):31-51.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Poéticas contemporâneas.Franciscu Sedda - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
A ubiqüidade da informação digital no espaço urbano.Julieta Leite - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):104-116.
Novas normas de transliteração.Novas Normas - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:193-194.

Analytics

Added to PP index
2016-11-24

Total views
299 ( #31,725 of 2,454,849 )

Recent downloads (6 months)
11 ( #58,989 of 2,454,849 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes