Como não esquecer de viver o presente: um ensaio sobre a espiritualidade do amor

Griot : Revista de Filosofia 18 (2):375-396 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Pierre Hadot nos mostra, em suas interpretações sobre Goethe e a tradição dos exercícios espirituais, que o amor verdadeiro possui um potencial transformador, pois corresponde a um exercício do espírito capaz de desvelar o ideal que envolve e constitui a realidade dos amantes. Diferentemente, Foucault explica, através de Baudelaire e da cultura da estética da existência, que a experiência transfiguradora do amor propicia a criação do tempo presente como que por ficção e não pela presença do ideal no real. A partir disso, talvez possamos afirmar que a espiritualidade do amor, concebida por Hadot, residiria na eternização do instante presente e na universalização da alma, cuja beleza articula os amantes idealmente à Natureza. Por outro lado, no caso da estética da existência foucaultiana a espiritualidade do amor concerniria à violação ficcional da condição que ata o si, os outros e o mundo à saudade do passado ou à ansiedade pelo futuro. Sendo assim, neste ensaio vislumbramos pontuar as diferenças entre Hadot e Foucault no que concerne à vivência do tempo presente e à espiritualidade do amor para indicarmos de que modo ambos compreenderiam a movimentação histórica do si e dos outros no mundo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,642

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

problema do amor e da dist'ncia em Anne Carson.Rafael Saldanha - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38535.
A Indestrutibilidade Do Ser Na Filosofia de Arthur Schopenhauer.Maria Valéria da Silva de Freitas - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):48.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
7 (#603,698)

6 months
11 (#1,140,922)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Cassiana Stephan
Federal University of Paraná

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references