THE WALKING FREUD: Os conceitos de infamiliar e pulsão no audiovisual de zumbis

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O terror, enquanto gênero, explora a tese psicanalítica de que a fantasia organiza a relação individual com a realidade. Os filmes de terror com zumbis, por sua vez, podem explorar e explicitar teses psicanalíticas fundadas por Sigmund Freud, como nos casos dos conceitos infamiliar e pulsões. Dentre os conteúdos ficcionais de zumbis, certamente uma das séries mais populares e a mais duradoura (2010 - atualmente) é The Walking Dead, baseada na obra de Robert Kirkman. Assim, este artigo propõe como objetivo geral a percepção de como algumas teorias de Freud se relacionam com o audiovisual de zumbis a partir de títulos específicos, isto é, escolhemos a figura do zumbi para estudar tais conceitos da teoria psicanalítica. O infamiliar trata daquilo que é aterrorizante, que promove “angústia e horror” e que remete ao antigo conhecido e íntimo. O infamiliar é tudo aquilo que deveria permanecer afastado dos olhos e do conhecimento, em segredo, ocultado e que se revelou. Para Freud, um conceito imprescindível, fundamental e convencional da Psicanálise é o de pulsão, que atua como uma força constante, atacando do interior do corpo e da qual a fuga é ineficaz. Freud sugere, inicialmente, a diferenciação entre dois grupos de pulsões primordiais: as pulsões do Eu e as pulsões sexuais. Freud caracteriza a pulsão sexual como um conceito fronteiriço entre o somático e o psíquico. Também esclarece que uma pulsão de morte é “uma pressão inerente ao orgânico animado para restabelecer um estado anterior”, abandonada pela influência de forças externas. Dois episódios da série televisiva The Walking Dead serão analisados de acordo com os conceitos freudianos estudados: o primeiro episódio da primeira temporada, intitulado Days Gone Bye, e o último episódio também da primeira temporada, intitulado TS-19, ambos televisionados no ano de 2010.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,592

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
Para além de vida e morte: Nietzsche, Freud e a pulsão de poder absoluto.Diogo Barros Bogéa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):382-405.
A crítica de Wilhelm Reich à pulsão de morte freudiana.Felipe Shimabukuro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):328-347.
Inclusão e a difícil arte de amar o que (não) se vê.Sueli Souza dos Santos - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25 (25):35-48.
Do que depende a vida em sociedade?Francisco Verardi Bocca - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):113-132.

Analytics

Added to PP
2023-03-10

Downloads
4 (#1,617,803)

6 months
3 (#967,057)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references