Intelectuais na “selva brasileira”: representações de imigrantes poloneses sobre o Brasil e seus habitantes a partir da perspectiva da “cultura do imperialismo” no final do século XIX

Dialogos 22 (3):109-127 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Durante a “febre brasileira”, parte do processo imigratório polonês para o Brasil, na última década do século XIX, diversos intelectuais poloneses acompanharam o deslocamento, instalação e adaptação dos patrícios nos estados do sul. Os intelectuais provindos a serviço de uma sociedade científica chamada Grupo de Lwów, localizado na parte austríaca da Polônia partilhada, vinham com ideais de analisar a presença dos poloneses já instalados e acompanhar a trajetória dos novos emigrantes. Ao produzirem textos, deixaram suas impressões sobre o Brasil e seus habitantes, as quais analisamos com base nas representações da “cultura do imperialismo”, vigente no contexto do continente Europeu.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,098

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Fragmentos da arte clássica no espelho do século XIX: Uma alusão à arquitetura.Adriana Medeiros - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):77-88.
Liberdade E Modernização No Brasil.Luiz Cerqueira - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54).

Analytics

Added to PP
2019-06-06

Downloads
14 (#1,020,370)

6 months
6 (#587,658)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references