O problema da relação intelecto-cérebro na obra de Schopenhauer com ênfase especial ao “paradoxo de Zeller”

Griot 22 (3):265-277 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo tem por objetivo principal investigar e circunscrever a relação problemática entre intelecto e cérebro na obra de Arthur Schopenhauer, de acordo com a já conhecida formulação de Eduard Zeller. Desse modo, pode-se contemplar o lugar dos conceitos de intelecto e cérebro no âmbito da explicação metafísica da natureza, tendo-se sempre como noção diretora central a distinção entre os modos de consideração do mundo, apresentadas simultaneamente ainda no texto de O mundo como vontade e como representação e aperfeiçoada e mencionada com mais cuidado nas obras posteriores. Se, por um lado, o mundo é objeto de investigação através da subjetividade e de suas formas de existência, por outro ele é investigado através de um modo de consideração objetivo, que, inicialmente, toma os objetos como existentes por si mesmos, independentemente de qualquer sujeito. Sem poder existir totalmente em separado, na medida em que cada objeto existe apenas para o sujeito, ambos os modos devem confluir para a explicação completa do mundo, como complementação um do outro: o intelecto deve ser também considerado do ponto de vista objetivo e o cérebro segundo a análise do modo de consideração subjetivo, integrando-o na explicação geral do mundo e da natureza.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,932

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A obra de arte como objeto comum.Filipe Ferreira Pires Völz - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):301-323.
O corpo e o conhecimento de si na filosofia de Arthur Schopenhauer.Karla Samara dos Santos Sousa - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (1-2):35-52.
Os momentos constitutivos do Cuidado e o Dasein como ser de relações.Evandro Bilibio - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (2):272-288.

Analytics

Added to PP
2022-10-29

Downloads
6 (#1,481,433)

6 months
3 (#1,207,210)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Pedro Uchoas
Universidade Federal de Juiz de Fora

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references