Viventes, dispositivos e os processos de subjetivação segundo Agamben

Griot : Revista de Filosofia 13 (1):411-427 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo trata sobre a filosofia de Agamben com o enfoque no tema dos processos de subjetivação. A investigação busca responder a seguinte interrogação: o que significam tais processos para Agamben? Compreende-se que Agamben possui uma definição diferente daquela usada por Focault. Assim, a exposição recupera elementos relacionados aos processos de subjetivação. Entre estes elementos estão os dispositivos e o sujeito. Através da análise dos dispositivos, mostra-se que Agamben amplia o conceito, primeiramente elaborado por Focault, inserindo-o na análise do mundo capitalista atual. Através desse aprofundamento a respeito do dispositivo, chega-se a uma definição dos processos de subjetivação. Na segunda parte, os resultados dos processos de subjetivação, isto é, o sujeito capturado frente o seu destino político. Isto permite consolidar a explicação dos processos de subjetivação que foi alcançada. O resultado final mostra que os processos de subjetivação devem ser não ignorados, mas superados para que o sujeito possua uma vida em potência.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,440

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica e a ética.Itamar Soares Veiga - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162.
Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica ea ética.Itamar Soares Veiga - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
10 (#1,200,758)

6 months
3 (#984,658)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references