A masturbação nos livros didáticos de ciências: Uma análise a partir dos conceitos de biopolítica e de dispositivo da Sexualidade

Revista Dialectus 11 (1) (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este estudo parte da interpretação de Foucault de que a patologização do jovem masturbador, em meados do século XVIII, teria tido um papel de destaque na construção do dispositivo da pedagogização do sexo. Além disso, o vínculo entre os conceitos de biopolítica e de dispositivo da sexualidade, nas páginas finais de A vontade de saber, serviu como um direcionamento importante rumo ao objetivo desta investigação: compreender as transformações das redes de sentido sobre a masturbação, ao traçar um paralelo entre o material didático publicado na década de 1990 e a bibliografia que relata as redes de sentido produzidas nos séculos anteriores. Para isso, eu analisei os textos dos livros didáticos de Ciências, segundo os preceitos dos conceitos de formação discursiva e de discurso elaborados por Foucault. O conceito de biopolítica, por sua vez, parte do pressuposto de que, a partir da modernidade, a categoria população se torna um operador teórico fundamental na interface poder/saber e que a sexualidade seria um dos aspectos que rege o funcionamento da vida da população. O sentido de normalidade atribuído à masturbação nas publicações analisadas está associado com a questão da saúde, e não de doença, o que demonstra uma mudança do regime de verdade no último século. Neste período, a formação discursiva da psicologia ascendeu como uma autoridade importante, ao atribuir um aspecto saudável ao sexo. A associação da masturbação com o corpo masculino foi relativizada, na edição de 1999, que acrescentou, além da perspectiva feminina, o aspecto histórico no processo de significação da prática.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,642

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Museu, lixo urbano e pornografia.Paul B. Preciado - 2017 - Revista Periódicus 1 (8):20-31. Translated by Bryan Axt.
Vida e poder – reflexões acerca da pandemia atual.Davi Maranhão De Conti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e44.
O Autoconhecimento Na Psicologia Empírica De Kant.Clélia Martins - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (2).

Analytics

Added to PP
2019-10-12

Downloads
2 (#1,819,493)

6 months
3 (#1,046,015)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references