Política e emoções na construção da imagem de Isabel a Católica

Dialogos 20 (2):99 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo propõe abordar a construção da imagem de Isabel, a Católica aproximando duas perspectivas historiográficas, a História Política e a História das Emoções. Limita-se à observação das emoções e dos gestos emocionais revelados na articulação da condição feminina de Isabel ao modelo masculino de rei, destacando como tópicos o amor e a autoridade. Focando esses dois tópicos, destaca as emoções reveladas nas crônicas do período e no Testamento da Rainha e os ajustes das manifestações emocionais de Isabel em diferentes espaços sociais. Salienta que as emoções e os modos de expressão emocional foram utilizados não só como formas de expressar sentimentos, mas, sobretudo, como recursos usados para radicalizar uma imagem ideal da Rainha dentro de comunidades emocionais específicas, composta por reis, nobreza e o público ao qual foram dirigidos os escritos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,783

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Isabel de Castilla, reina cinco siglos después.Manuel de la Fuente Merás - 2004 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant.Borges Maria de Lourdes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):59-67.

Analytics

Added to PP
2016-12-19

Downloads
14 (#988,032)

6 months
4 (#783,478)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references