O que houve com o sujeito histórico na arqueologia de Michel Foucault? um debate com Sartre e a tradição

Griot : Revista de Filosofia 5 (1):141-153 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Jean-Paul Sartre e Michel Foucault travaram acirrado debate em torno de suas concepções acerca do que é a História. No presente artigo examinaremos o debate entre esses dois autores privilegiando as contribuições que fizeram a partir de suas obras principais nos anos 60. Na Crítica da Razão Dialética Sartre explicita uma noção de História que tem como perspectiva geral a superação e a transformação de estruturas pela práxis humana, determinando assim um lugar fundamental para a atividade do sujeito e de sua consciência na história entendida como processo de totalização dialética. Por outro lado, em As Palavras e as Coisas e em A Arqueologia do Saber, Foucault inscreve sua arqueologia no contexto mais geral de uma mutação epistemológica da história. Seu objetivo é defender uma prática metodológica nova, desfazendo as sujeições antropológicas que, nas suas palavras, permeiam uma concepção obsoleta de história. A partir daí compreende-se sua preocupação em desconstruir uma determinada relação entre dialética-humanismo-história como forjadora de uma “grande evolução contínua e homogênea” para onde tudo converge. Investigando em que medida esta arqueologia esteve voltada para uma contraposição com a noção de história que tem o homem como garantia, isto é, um sujeito que faz a história e garante sua continuidade, veremos que o projeto sartreano de desalienação do homem encontra seu limite, em Foucault, na forma de um projeto de historicização que visa reduzir o lugar desse sujeito transcendental. Finalmente, esses deslocamentos tornam patentes novas possibilidades para se pensar a relação entre história e filosofia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,963

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Foucault e a literatura.Augusto Bach - 2010 - Dissertatio 31:133-156.
Foucault: uma história crítica da verdade.Cesar Candiotto - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):65-78.
Para além da inf'mia, como dizer.Gabriela Dias de Oliveira - 2006 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 5 (2):201-219.
História e Ficção em Peirce e Foucault.Attila Piovesan - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):234-251.
Michel Foucault e a analítica da finitude.Rodrigo Barbosa Lopes - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):885.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
9 (#1,254,911)

6 months
6 (#522,028)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references