La botte piena o la moglie ubriaca? Vinho e gênero na Roma antiga

Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 33:e03309 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os modos como cada sociedade ou grupo pondera sobre o consumo do álcool e seus efeitos nos múltiplos contextos culturais é bastante distinto, em especial quando os discursos se referem a este consumo com as atenções voltadas aos gêneros. Assim, as associações entre o consumo de bebidas alcoólicas e as alterações dos comportamentos sexuais de cada gênero, embora estejam presentes desde a antiguidade, devem ser entendidas nos contextos culturais em que foram produzidas, de modo a compreender como cada grupo social lida com determinados aspectos fisiológicos e a partir dissoconstrói seus discursos e interdições. Desta forma, torna-se fundamental, um retorno cuidadoso às fontes antigas, evitando interpretações baseadas no senso comum ou na tradição, considerando as possíveis diferenças entre o discurso normativo e a prática cotidiana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,928

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A problemática do gênero elegíaco.Márcia Regina de Faria da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):79-86.
Economico di Senofonte: la “maîtresse de la maison”.Fiorenza Bevilacqua - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 31.
Do Gênero de Avaliação À Avaliação Do Gênero.Valeska Zanello - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:57-68.

Analytics

Added to PP
2023-05-06

Downloads
11 (#1,137,899)

6 months
10 (#268,496)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references