Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais

Dissertatio:49-70 (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um conjunto de perguntas que são a base do instrumento denominado de questionário de patologias sociais. De forma concomitante, o trabalho de construção do Glossário de Patologias Sociais ampliou as reflexões teóricas dentro do grupo, possibilitando ainda a consolidação nacional e internacional de redes de investigação e colaboração dentro do espaço do Observatório. Todos esses movimentos permitem o aprimoramento de nossa caminhada como grupo transdisciplinar, tanto na construção do instrumento como no aprofundamento de bases teóricas-conceituais. Assim, torna-se a cada instante mais clara a necessidade de cumprir com um dos objetivos primários do Observatório: compreender e monitorar como as patologias sociais são percebidas pelos cidadãos e como esses são afetados física e emocionalmente por essas patologias. Deste modo, os desafios têm sido, além de consolidar nosso arcabouço teórico, o de construir um instrumento próprio e capaz de mensurar a percepção a partir do olhar do cidadão comum. Um desafio adicional a elaboração do instrumento, tem sido nossos esforços de construí-lo seguindo os princípios de integridade em pesquisa e usando práticas de ciência aberta. Levando em conta as discussões teórico-práticas, o Observatório tem se destacado como um espaço de pesquisa e estudo relevante e eficaz diante das demandas contemporâneas de compreender a sociedade onde vivemos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,503

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Redes sociais na investigação psicossocial.María Piedad Rangel Meneses & Jorge Castellá Sarriera - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:53-67.
Depressão e Contexto de Trabalho.Cláudia Mara Bosetto Cenci - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 19:31-44.
Apresentação.Jovino Pizzi & Maximiliano Sérgio Cenci - forthcoming - Dissertatio:1-2.
A dinâmica estrutural do Campo religioso: Alguns dados empíricos.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):249-260.

Analytics

Added to PP
2023-09-07

Downloads
5 (#1,532,334)

6 months
3 (#968,143)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references