Homem E natureza em Henrique de gano: Uma mudança de rumo na antropologia augustinista

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):679-694 (1999)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Depois de J. Gómez Caffarena, de C.Bérubé e de R. Macken, sobretudo, terem insistidonuma leitura augustinista da antropologiahenriquina, a nossa contribuição pretende antes retirar asconsequências da correcção do augustinismoque, por meio do avicenismo, Henrique de Gandlevou a cabo. Propomos uma leitura da natureza na sua especificidade metafísica, deanterioridade em relação ao universal e ao singular,tendo como efeito uma antropoteologia que éuma verdadeira mudança de rumo do augustinismocomo uma quota-parte para a Modernidade.Ilustraremos a nossa tese insistindo: nasituação histórica de Henrique, no seu programametafísico-crítico, na doutrina da relação e na daindividuação. Os textos abordados serão daSumma, dos Quodlibet e da Lectura ordinaria.Finalmente, apontaremos para um horizontecontemporâneo em que a antropologia deve serrefeita na relação com a natureza. Por outraspalavras: a natureza do homem não pode passarsem aquilo que faz o homem um ser de natureza.Foi precisamente isto que Henrique de Gandesqueceu devido ao seu avicenismo, mas nãomenos ao seu augustinismo de que é fundamentalnele.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,998

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Vida humana, um conceito da antropologia filosófica.Ernildo Stein - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):519-531.
A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (2):57-82.
Beast and man: the roots of human nature. [REVIEW]Regina Andres Rebollo - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):185-201.
Hegel e os conceitos hobbesianos de estado de natureza e de natureza humana.Paulo Roberto Konzen - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):122-141.
Natureza, ética E sociedade em Rousseau.Evaldo Becker - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:31-42.

Analytics

Added to PP
2019-08-06

Downloads
14 (#991,500)

6 months
6 (#522,230)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Mario Santiago De Carvalho
University of Coimbra

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references