O Mal da Morte No Pessimismo: Considerações a Partir de Arthur Schopenhauer e David Benatar

Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):152-166 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste trabalho, investigo a possibilidade de compatibilidade entre o pessimismo filosófico e a compreensão da morte como um mal para quem morre. Por pessimismo filosófico, compreendo a doutrina filosófica que mantém como tese fundamental que a não-existência é preferível à existência, de modo que o pessimismo é tomado como a filosofia de que a vida não vale a pena ser vivida. Por mal da morte, me refiro à compreensão da morte como um dano para o indivíduo que morre, cujo pressuposto em diferentes abordagens contemporâneas é o de que a morte só é um mal no caso de continuar existindo ser preferível a deixar de existir. Desse modo, o problema discutido é a aparente incompatibilidade entre a tese de que a não-existência é preferível à existência e a tese de que continuar existindo é preferível a deixar de existir. Busco demonstrar que essa (in)compatibilidade depende do modo como fundamentamos o pessimismo filosófico. Para tanto, examino dois argumentos para o pessimismo filosófico e suas implicações para o mal da morte: o argumento a priori de Arthur Schopenhauer e o argumento da assimetria de David Benatar. Concluo que o primeiro desses argumentos nos leva para a conclusão de que a morte não é um mal, mas que o segundo argumento compatibiliza o pessimismo filosófico e a compreensão da morte como um mal para quem morre.

Similar books and articles

Morte, Ideia e Indestrutibilidade Do Nosso Ser Em Schopenhauer.Camila Gomes Weber & José Fernandes Weber - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):89-109.
A Metafísica Da Morte De Schopenhauer.Jarlee Salviano - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (2):187-197.
O Enfrentamento Do Medo da Morte Através da Compaixão Em Arthur Schopenhauer.Milene Dayana Paes Lobato - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):9.
Nietzsche E A Morte.Eduardo Nasser - 2008 - Cadernos de Filosofia Alemã 11:99-110.
Sobre morte e possibilidade.Écio Elvis Pisetta - 2008 - Dissertatio 28:251-279.

Analytics

Added to PP
2024-01-21

Downloads
83 (#201,910)

6 months
83 (#57,524)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Felipe Dossena
Federal University of Santa Catarina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references