“Retornados ou os restos do Império”: um documentário para preservar a memória de Angola

Odeere 1 (1) (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A análise de depoimentos apresentados no documentário “Retornados ou os Restos do Império” permitirá observar as imagens que representam a África presentes na memória daqueles que saíram de Angola após o fim da guerra colonial e posterior independência. O exame de trechos do documentário permitirá refletir sobre as inúmeras possibilidades de análise no trabalho com uma obra fílmica, destacando a relação existente entre a película e o contexto em que foi produzida para a rememoração do evento que trouxe para Portugal milhares de pessoas que fugiam da guerra instalada entre os movimentos de libertação de Angola. O documento imagético em questão trabalha com as emoções dos depoentes e se utiliza de imagens que representam o motivo da saída de Angola, apresentando cenas que dialogam com o expectador sobre a memória que possuem do passado recente. Palavras-chave: Angola, documentário, retornados, memória.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,682

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La teoría de Ricoeur sobre el reconocimiento: sus aplicaciones para la memoria y la historia.Rosa Belvedresi - 2018 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 18 (21):9-28.
Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. Pelotas: NEPFil. pp. 63-89.
Memória humana e teatro.Edna de Souza Alves & Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):91-100.

Analytics

Added to PP
2020-09-24

Downloads
11 (#1,155,335)

6 months
5 (#686,768)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references