Declínio da experiência e os desafios educacionais: uma abordagem a partir de Walter Benjamin [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):459-476 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Walter Benjamin fala da experiência como sendo o tipo de sabedoria que resulta do encontro de práticas individuais com o horizonte de sentido fornecido pela vida comunitária. Mas esse encontro tem se tornado mais difícil a partir do desenvolvimento da sociedade capitalista moderna. As novas dinâmicas de trabalho, somadas ao ritmo acelerado da vida urbana, favorecem o isolamento dos indivíduos e deturpam sua capacidade de filtrar, significativamente, os eventos que se acumulam no cotidiano. Muitas coisas acontecem, mas muito pouco permanece desses acontecimentos. A experiência dá lugar, assim, à mera vivência. Diferentemente da experiência, que se articula a partir do fundo significativo de uma comunidade e se torna significativa em relação a ela, a vivência se constitui como um momento privado. A vivência não conecta os indivíduos à vida da comunidade, à tradição, e nisso reside sua pobreza. Pobreza de experiência é, portanto, pobreza cultural, carência de perspectivas mais amplas que possam apoiar uma avaliação significativa das vivências; em suma, incapacidade de aprender. Diante desse contexto, o presente ensaio busca enfatizar o impacto negativo da pobreza de experiência à constituição da subjetividade do indivíduo contemporâneo e assinalar a possibilidade de fazer frente a esse quadro de empobrecimento a partir de uma ideia de educação voltada à formação integral, que, mesmo diante do apelo crescente do conhecimento técnico-científico especializado, não abra mão do ensino das humanidades. Nessa linha, defende-se a tese de que as disciplinas de formação humanística, como Artes, Literatura, Filosofia, cumprem um papel de destaque no desenvolvimento das condições necessárias à realização de experiências, no sentido específico descrito por Benjamin. O ensaio, de cunho bibliográfico-hermenêutico, se apresenta como uma contribuição para pensar nos atuais desafios educacionais. Palavras-chave: Experiência. Pobreza de experiência. Walter Benjamin. Educação. Educação humanística.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,150

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Experiencia y narratividad en Walter Benjamin.Silvana Vignale - 2011 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 12 (15):5-16.
O ideal de Baudelaire por Walter Benjamin.Luciano Ferreira Gatti - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):127-142.
La experiencia espiritual.Pablo Juan D'ors - 1998 - Diálogo Filosófico 41:185-200.
La experiencia espiritual.Pablo Juan D' Ors - 1998 - Diálogo Filosófico 41:185-200.
Walter Benjamin y su lectura de la experiencia en Kant.Nicolás Tarnawiecki - 2007 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 6:51-60.
Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação.Darcísio Natal Muraro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):82-98.
Direitos humanos na educação: superar os desafios.Karen Franklin - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):125-144.
Dialéctica de la pobreza de la experiencia.María Jou García - 2018 - Revista de Filosofía 43 (1):103-120.

Analytics

Added to PP
2018-12-27

Downloads
19 (#801,562)

6 months
4 (#795,160)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

A questão da técnica.Martin Heidegger - 2007 - Scientiae Studia 5 (3):375-398.

Add more references