Objetividade Ética e a Morte da Ontologia em Putnam

Cognitio 21 (2):246-259 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Rastrearemos a refutação da necessidade de fundamentos ontológicos para teorias éticas de Putnam analisando sua trajetória por autores como Quine, Moore e Wittgenstein. Partiremos do naturalismo epistemológico de Quine para estabelecer sua base coerentista pragmática. Então, investigaremos seu distanciamento da ontologia conforme sua perspectiva wittgensteiniana do conceitualismo mooreano e platônico. Caracterizando Heidegger como alvo primário de sua crítica a uma necessidade de ontologia, afasta-se mesmo de Quine ao abraçar uma relatividade conceitual inspirada na mereologia e em jogos de linguagem para estabelecer a objetividade da ética sem a necessidade de objetos. Por fim, a partir dessa definição, investigaremos a concepção de ética segundo Putnam, fortemente inspirada em Dewey e Aristóteles em diálogo com Levinas e Kant em prol de um “florescimento cognitivo humano”. Sua definição é breve e superficial, todavia clama que tais características sejam necessárias a fim de dar maleabilidade à ética, em contraponto a uma definição rígida e facilmente quebradiça tendo em vista o amplo descordo presente na filosofia moral. Esta flexibilidade não cairia em relativismo absoluto uma vez que preza a razoabilidade e progresso, assim como evitaria doutrinas danosas “anti-florescimento”.

Similar books and articles

What Is Reality? Meaning, Sociality, and Morals.Massimo Vittorio - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (1):56-64.
Liberdade e proximidade em Levinas.Paulo César Nodari - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):89-96.
Por uma ética do recolhimento: um diálogo entre E. Levinas e A. Badiou.Danilo Mendes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e5.

Analytics

Added to PP
2021-01-16

Downloads
759 (#20,210)

6 months
421 (#4,166)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Luca Nogueira Igansi
Universidade Federal De Pelotas

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Philosophical Investigations.Ludwig Wittgenstein - 1953 - New York, NY, USA: Wiley-Blackwell. Edited by G. E. M. Anscombe.
Word and Object.Willard Van Orman Quine - 1960 - Cambridge, MA, USA: MIT Press.
Ontological relativity and other essays.Willard Van Orman Quine (ed.) - 1969 - New York: Columbia University Press.
Principia ethica.George Edward Moore - 1903 - Mineola, N.Y.: Dover Publications. Edited by Thomas Baldwin.
Reason, truth, and history.Hilary Putnam - 1981 - New York: Cambridge University Press.

View all 13 references / Add more references