Do esquecimento de si ao chamado da consciência em Heidegger

Franciscanum 64 (178) (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo se dedica ao conceito de consciência, ou melhor, de chamado da consciência, tal como delineado por Heidegger na segunda seção de Ser e Tempo. Ao mesmo tempo em que se mostra como um conceito intransponível para a compreensão da condição de autenticidade do ente Dasein, a discussão sobre a consciência também estabelece a relação de Heidegger com a tradição fenomenológica de maneira mais abrangente, como ruptura de um fluxo interpretativo e sedimentação de uma nova acepção. A noção de esquecimento aqui não mais se aplica ao problema da história da metafísica em relação à pergunta fundamental pelo ser, mas à autocompreensão do Dasein como ente aberto a uma temporalidade finita, já que nos empreendimentos inerentes à vida cotidiana, esse ente degenera-se na impessoalidade, no “a-gente” – por meio do qual instaura-se a inautenticidade. Eis, pois, o horizonte interpretativo em que se instaura o problema da consciência em Ser e Tempo, que compreende uma das principais fontes para a abordagem do tema no pensamento de Martin Heidegger.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,897

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Dois conceitos e dois problemas da consciência.José Gladstone Almeida Júnior - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):265-281.
Reificação em Axel Honneth.Francisco Winston José Silva - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):13-23.
Intencionalidade e Consciência em Searle.Joelma Marques de Carvalho - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (2):54-66.

Analytics

Added to PP
2022-07-15

Downloads
4 (#1,624,302)

6 months
1 (#1,471,493)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references