Filosofia e psicoterapia no projeto da análise existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência

Horizonte 18 (55):418 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta tese, de caráter epistemológico, tem como objetivo demonstrar como a relação entre filosofia e psicoterapia contribui com o empreendimento da Análise Existencial frankliana, permitindo vislumbrar uma concepção de ser humano desde uma dimensão existencial. A relação com a filosofia se deu principalmente a partir das obras de Martin Heidegger, em especial Os fundamentos metafísicos da lógica e Seminários de Zollikon. No tocante à bibliografia de Frankl, destaca-se Logoterapia e Análise Existencial. Esta pesquisa teórico-bibliográfica está dividida em três momentos. No primeiro, buscou-se tematizar a relação entre filosofia e psicoterapia, a fim de compreender a Análise Existencial. O segundo capítulo, partindo de uma crítica à epistemologia psiquiátrica moderna, buscou perscrutar a antropologia filosófica proposta por Frankl com vistas ao itinerário de reabilitação da dimensão espiritual. Por fim, buscou-se explicitar o fenômeno da transcendência como constituição essencial do ser humano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,475

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Fundamentos Schelerianos da Logoterapia.Nathalie de la Cadena & Gustavo Castañon - 2020 - Phenomenology, Humanities and Sciences 1 (1):121-131.
O Homem: Ser-No-Mundo-Com-Os-Outros.Lenir Lopes Dettoni, Josenir Lopes Dettoni & Jovanir Lopes Dettoni - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):103-113.
Sentido E verdade: Heidegger E "a noite absoluta".Róbson Ramos Dos Reis - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):231-248.
Schelerian Fundamentals of Logotherapy.Nathalie de la Cadena & Gustavo Castañon - 2020 - Phenomenology, Humanities and Sciences 1 (1):111-120.
Possibilidades da antropologia filosófica a partir da analítica existencial.Ernildo Stein - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (1):37-50.

Analytics

Added to PP
2020-10-24

Downloads
23 (#675,507)

6 months
8 (#350,876)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references