As representações literárias de seres mitológicos feitas por Platão: estudo de caso de Orfeu

Investigação Filosófica 11 (1):115 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo pretende abordar a representação que Platão fez do personagem mítico. O objetivo é responder à seguinte questão: como Platão representou Orfeu? Assim, de acordo com esta pergunta traçamos três objetivos para chegarmos à conclusão. O primeiro objetivo tem como meta principal apresentar obras literárias antigas nas quais Orfeu é citado. Isto nos permitirá ter uma perspectiva interna do mundo antigo sobre este personagem, ajudando no momento de julgar a representação feita por Platão. O segundo objetivo traz as citações que Platão fez com o nome de Orfeu. Neste ponto apenas indicamos as obras e seus respectivos contextos internos. Isto é útil para localizarmos as passagens e situações literárias nas quais Platão fez uso do nome do poeta mítico. E na última parte refletimos sobre os motivos que levaram Platão a citar Orfeu. Nosso resultado é que o filósofo ateniense faz uso literário do personagem em pelo menos dois sentidos, metafórico e poético. Porém, e acima de tudo, Platão faz uso alegórico do nome de Orfeu ao encontrar nele características que são próprias dos sofistas do século IV. Nossa metodologia foi essencialmente bibliográfica e interpretativa. Na conclusão mostramos que o mito de Orfeu foi retrabalhado por Platão de forma criativa e livre, mantendo a fama e glória comumente associadas a este personagem e também o relacionando a novos atores da vida cultural grega.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,928

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Orfeo y la filosofía.Alberto Bernabé - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 27:183-204.
Platão e alguns mitos que lhe atribuímos.Miguel Spinelli - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):191-204.
Ciência inspirada E inspiração científica: Platão Pensa a poesia no íon.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):89-94.
Marques ilustrando as imagens do "Sofista" de Platão.Diogo Noberto Mesti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):134.
Heidegger e Platão.Ernildo Stein - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):23-30.
A afinidade entre arte e conhecimento em Platão,Nietzsche e Heidegger.Cláudia Drucker - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):07-20.
Heráclito e heraclitismo no Crátilo de Platão.Luisa Buarque - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:135-141.
Nota de pesquisa: As máscaras de Platão e Fernando Pessoa.Rodolfo Lopes - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).

Analytics

Added to PP
2021-02-11

Downloads
11 (#1,138,050)

6 months
3 (#976,418)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references