Risco, Racionalidade E Os Limites Da Precaução/risk, Rationality, And The Limits Of Precaution

Pensando: Revista de Filosofia 3 (6):27-48 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O princípio da precaução vem sendo frequentemente invocado em discussões sobre os usos a serem feitos dos resultados de vários dos avanços tecnológicos recentes. Como tal, o PP se oferece como um princípio absoluto para decisões reguladoras de práticas que se apropriam de tais avanços tecnológicos. Porém, um dos problemas centrais do PP está em sua falta de clareza conceitual. O propósito central deste artigo é contribuir para tal esclarecimento. Diante disto, discutiremos o PP a partir de dois pontos de vista: um referente à racionalidade epistêmica; o outro referente à moralidade. Argumentaremos que compromissos relacionados a estes pontos de vista compõem o PP e, contrariamente à expressiva tendência na literatura contemporânea de interpretar o PP como obedecendo a uma lógica consequencialista de ações, tentaremos mostrar que o PP é um princípio que expressa um ideal deontológico. Por fim, consideraremos alguns problemas relacionados ao PP. Mais especificamente, argumentaremos que o PP incorpora ideais substantivos epistêmicos e morais, contrariamente à tendência disseminada entre defensores do mesmo, que sugerem que o PP é um princípio formal e trivial para invidíduos racionais e morais

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,923

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Não-reflexividade e quantificação.Jonas Becker Arenhart - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):33-51.
A Rational Approach to Soft Rationality.Moti Suess - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (2):349.
Kierkegaard and the Limits of Reason: Can There Be a Responsible Fideism?C. Stephen Evans - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):1021 - 1035.
Sociedade de consumo: uma análise do global para o local.Paulino Eidt - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):55-67.
A medida da ética em Bentham.Maria Cristina Longo Cardoso Dias - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:6-21.
Racionalidade e teoria da mente em Alasdair Macintyre.José Manuel Curado - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (3/4):429 - 466.

Analytics

Added to PP
2015-01-31

Downloads
2 (#1,816,161)

6 months
1 (#1,511,647)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Leonardo De Ribeiro
Universidade Federal de Minas Gerais

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references