Prédicas em torno da conquista e manutenção de Ceuta

Horizonte 18 (55):378 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O segundo cronista e guarda-mor da Torre do Tombo, Gomes Eanes de Zurara, notabilizou-se pela produção de crônicas acerca da conquista e manutenção da praça de Ceuta no século XV. Com a finalidade de explorar as impressões desse cronista, o presente trabalho abordará como Zurara fez um uso edificante de duas de suas fontes: o discurso do conde D. Pedro de Meneses e um reportatio do sermão do fr. João Xira. Mais precisamente, o alvo deste estudo é examinar em que medida Zurara reproduziu as palavras dessas célebres figuras na expectativa de legitimar a incursão militar da Coroa no norte da África. Com ênfase na descrição do referido oficial da Torre do Tombo, o alvo consistirá em analisar a função da prédica de um religioso e de um cavaleiro para a exortação dos portugueses enviados a essa região em um período de fortalecimento das bases políticas e religiosas de Portugal.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

L'Europe, Ceuta, Melilla.Raúl Sánchez - 2005 - Multitudes 4 (4):63-71.
A manutenção amorosa pelo viés dos phármaka gregos.Dulcileide Virginio do Nascimento - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):41-51.
O mau selvagem: o nativo ameríndio como elemento de subversão filosófica.Gustavo Henrique Fontes - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (2):163-189.

Analytics

Added to PP
2020-10-24

Downloads
18 (#829,320)

6 months
8 (#353,767)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references