Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo

Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de Reforma Agrária.Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar as potencialidades de uma proposta de abordagem marxista para o componente curricular da Educação Financeira, em particular, com a temática do lucro, desenvolvida no curso da 1ª série do Ensino Médio, em uma escola campo localizado na área de assentamento da Reforma Agrária, considerando as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Paraná do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com base no materialismo histórico-dialético, esta pesquisa percorre três etapas: primeiro, a elaboração de uma proposta, considerando as diretrizes pedagógicas do MST; segundo, aplicação da proposta; e, em terceiro lugar, analisar dois resultados.A produção de dois dados da pesquisa foi realizada por meio de gravação de áudio das aulas, com posterior transcrição. As aulas serão organizadas de forma expositivo-diáloga, com questões norteadoras para o desenvolvimento de dois conceitos, de modo que os alunos apresentem suas concepções sobre os temas abordados e o professor se posicione como mediador no processo investigativo. Neste artigo, a análise está centrada apenas em uma sala de aula, na qual os objetos de conhecimento abordados são: origem do lucro e relação entre lucro e trabalho.Concluiu-se que a aplicação da proposta possibilitou a alguns distinguir aparência e essência do tema abordado, na medida em que superaram a visão inicial que apresentavam de que o lucro advém necessariamente do capital comercial, por entender que ele era trabalho aconselhado ou produtivo. Dessa forma, podemos compreender a origem do lucro através de uma perspectiva histórica e, principalmente, perceber a contradição entre lucro e trabalho. Na medida em que ultrapassaram a visão inicial que apresentavam de que o lucro resulta necessariamente do capital comercial, deixando de compreender que ele provém do trabalho produtivo. Dessa forma, podemos compreender a origem do lucro através de uma perspectiva histórica e, principalmente, perceber a contradição entre lucro e trabalho.Na medida em que ultrapassaram a visão inicial que apresentavam de que o lucro resulta necessariamente do capital comercial, deixando de compreender que ele provém do trabalho produtivo. Dessa forma, podemos compreender a origem do lucro através de uma perspectiva histórica e, principalmente, perceber a contradição entre lucro e trabalho.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Geopedagogía y lucha campesina.Oscar Soto, Rocío Peterle, Cintia Bonomo & Marta Greco - 2022 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 7 (1):1-13.
plan de estudio y la Tecnología Educativa.Laura Lepez - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-17.
Humanismo marxista em Edward Thomspon e Paulo Freire.José Renato Polli - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):167-200.

Analytics

Added to PP
2023-07-28

Downloads
4 (#1,620,449)

6 months
3 (#965,065)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references