A morte do poeta: Benjamin leitor de Hölderlin

Discurso 49 (2) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo, num primeiro momento, busca contextualizar as condições de surgimento do ensaio Dois poemas de Friedrich Hölderlin, de Benjamin, recorrendo a alguns fatos históricos, como a morte de seu amigo Fritz Heinle e Nobert von Hellingrath. Ligadas ao estopim da Primeira Guerra Mundial, tais mortes representam para Benjamin a morte de toda uma geração de jovens, na qual ele havia depositado toda a esperança de renascimento da cultura alemã. A leitura que faz de Hölderlin, nesse sentido, tem um fim político, ao procurar combater uma interpretação esteticizante de seus poemas, influenciada pelo círculo de Stefan George. Num segundo momento, o artigo aprofunda a leitura do ensaio de Benjamin sobre Hölderlin, buscando definir o conceito de “poetificado” como conceito central de sua crítica de arte, evidenciando em que medida esse conceito lhe serve como contraposição às leituras provenientes do círculo de George, entre elas, a do próprio Hellingrath.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,682

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
Nietzsche E A Morte.Eduardo Nasser - 2008 - Cadernos de Filosofia Alemã 11:99-110.
No meio do caminho tinha Diotima.Jovelina Maria Ramos de Souza - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:131-139.

Analytics

Added to PP
2020-01-12

Downloads
8 (#1,335,414)

6 months
3 (#1,026,267)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Ulisses Vaccari
Universidade Federal de Santa Catarina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references