A luta pela terra no Brasil: sinal da passagem de Deus

Horizonte 15 (47):797-827 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O tema da posse e do usufruto da terra, no Brasil, tornou-se problema desde a chegada dos conquistadores portugueses, no início do séc. XVI. Arrancada das mãos dos habitantes primitivos do solo brasileiro, a propriedade fundiária tornou assunto da Coroa Portuguesa, que transformou sua nova colônia em reservatório de inesgotáveis recursos naturais. As lutas para superar a exploração dos colonizadores começou desde cedo, numa tentativa de dar à terra sua destinação social, para além da visão mercantilista europeia. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra inscreve-se numa larga epopeia de luta pela terra, numa guerra sem trégua contra o latifúndio, tendo no horizonte a utopia do acesso de todos à terra, de modo especial, quem dela depende para trabalhar, produzir e sobreviver, na contramão do _agrobusiness_ e sua ação destruidora do solo e do recursos naturais. Uma leitura teológica da ação MST detecta, nas entrelinhas do movimento, os sinais da passagem de Deus, como na história do Povo de Israel, libertado da terra da escravidão e conduzido à terra da fraternidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,813

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

From Terra Nullius to Terra Communis.Yogi Hale Hendlin - 2014 - Environmental Philosophy 11 (2):141-174.
A distinção entre direito e ética na filosofia kantiana.Ricardo R. Terra - 2005 - In Daniel Omar Perez & Valério Rohden (eds.), Kant No Brasil. Escuta. pp. 87--107.
Sobre a Questão da Mimesis.Victor Knoll - 1996 - Discurso 27 (1):61-82.
Princípios para fundar uma ética ambiental.Luis Alejandro Lasso Gutiérrez - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (3):9-17.

Analytics

Added to PP
2017-09-30

Downloads
16 (#928,967)

6 months
3 (#1,034,177)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references