Uma suposta contradição na ciência inglesa do século XVII: divulgação x sigilo

Discurso 31:347-364 (2000)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Estudos recentes vêm revisando a composição da literatura que, ao longo do século XVIII serviu como base às ciências em território britânico. Segundo esses estudos, os seiscentistas de fala inglesa dedicaram-se a duas linhagens de texto, originadas em concepções de ciência muito distintas. Uma dessas linhagens tinha como fonte principal a antiga “literatura do segredo” que incluía desde velhos e sigilosos manuais de ofício até os milenares e proibidos tratados de hermética, literatura antes reservada a poucos. Diferente dessa, a outra ]inhagem de textos surgia como um direto da proposta baconiana para a nova ciência: um saber elaborado por muitos e ao alcance de todos. Exemplos conhecidos dessa linhagem são os livros de divulgação utilizados pelos comenianos ingleses ou mesmo os relatórios, atas e memórias das sociedades científicas, geradores dos primeiros embriões de periódicos dedicados às ciências. Todavia, sob essa aparente contraposição das duas linhagens, há indícios de um profícuo diálogo - expresso sobretudo na correspondência e diários pensadores da época

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,990

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Teoria da Literatura: filósofos versus téoricos.André Barbosa de Macedo - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):308-319.
Conhecimentos práticos e tradição gestual: um estudo sobre os manuais de encadernação.Fernanda Kelly Silva de Brito - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:58.
Pestes, pragas e outros bichos: as duas grandes epidemias de Londres.Ana Maria Alfonso-Goldfarb & Raíssa Rocha Bombini - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:8-29.

Analytics

Added to PP
2013-11-23

Downloads
16 (#905,992)

6 months
6 (#700,872)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references