Do pensar ao poder. A transformação existencial da apercepção na fenomenologia hermenêutica

Studia Heideggeriana 10:71-89 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é o esclarecimento do conceito fenomenológico de possibilidade a partir da análise da subjetividade feita por Heidegger em sua interpretação da apercepção transcendental. Inicialmente, abordamos os argumentos de Kant sobre a apercepção enquanto um «eu penso». A seguir, analisamos a interpretação deste princípio por Heidegger, para demonstrar que a apercepção não permanece caracterizada na fenomenologia hermenêutica por um formalismo, mas que ela é determinada positivamente na interpretação da existência como um «eu posso». Neste ponto, mostramos que, enquanto a filosofia transcendental formula as condições de possibilidade da experiência segundo um método regressivo-construtivo, a fenomenologia toma o a priori como fenômeno, isto é, traz à evidência as próprias condições de possibilidade da experiência. Consequentemente, a subjetividade do sujeito não é relegada a uma determinação formal, mas torna-se objeto da análise de um modo de ser. Por fim, consideramos como a relação entre mundo e subjetividade na analítica da existência introduz outras modificações na apercepção transcendental enquanto elemento das condições de possibilidade da experiência.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,867

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Deus como princípio necessário na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
Kant e a Quantidade como Categoria do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).
Kierkegaard e Plantinga: a subjetividade e a crença em Deus.Paula Marcio Gimenes de Paula - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):32-46.

Analytics

Added to PP
2021-03-25

Downloads
5 (#1,559,645)

6 months
1 (#1,721,226)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Transcendental Heidegger.Steven Galt Crowell & Jeff Malpas (eds.) - 2007 - Stanford, Calif.: Stanford University Press.
Identität und Objektivität.Dieter Henrich - 1978 - Zeitschrift für Philosophische Forschung 32 (2):303-308.
The Significance of Self‐Consciousness in Idealist Theories of Logic.Robert Pippin - 2014 - Proceedings of the Aristotelian Society 114 (2pt2):145-166.

View all 9 references / Add more references