A constituição do self E a fragmentação da moral na modernidade: Uma interface entre Taylor E Macintyre

Synesis 8 (2):1-18 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo busca refletir sobre a fragmentação da Moral na contemporaneidade a partir da obra de Charles Taylor, denominada As Fontes do Self. A partir da obra After Virtue, procura também presentificar as ideias de Alasdair MacIntyre, autor que destaca a situação atual da moralidade. Para Taylor, a sociedade contemporânea sofre de um agudo mal-estar que tem suas raízes no individualismo, manifestando-se numa perda de sentido da vida e na fragmentação da moral. Para MacIntyre, a moral, desde a modernidade, está em profunda desordem, pois possuem-se apenas fragmentos de um esquema conceitual que, juntos, não formam mais um todo coerente. Mediante as diferentes visões dos dois filósofos, o estudo pretende localizar as bases comuns em seus argumentos bem como certos distanciamentos em se tratando da estreita ligação entre Self e Moral. Suas pesquisas estão fundamentadas em autores clássicos, como Platão e Aristóteles, cujas influências ultrapassaram o horizonte histórico de suas épocas e se fazem perceber na contemporaneidade. Palavras-chave : Self. Ética das virtudes. Moralidade. Dependência. Contemporaneidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A felicidade e a moralidade em Kant.Scherer Berta Rieg - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):23-35.
A aretê filosófica de Platão sobreposta à do éthos tradicional da cultura grega.Miguel Spinelli - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:165-178.
O bem e o si mesmo: A construção da indentidade do agente moral em Charles Taylor.Joel Francisco Decothé Jr - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):33-55.

Analytics

Added to PP
2017-01-20

Downloads
15 (#976,359)

6 months
6 (#587,658)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references